sábado, 23 de maio de 2009

Bodiam Castle - Inglaterra


O castelo de Bodiam é uma típica fortaleza, um dos últimos em seu estilo a serem construídos na Inglaterra, e corresponde mais ou menos àquela imagem clássica que costumamos ter de um castelo medieval: Imponente, pesado, com altas muralhas, torres cercando seu perímetro, e rodeado por um fosso.

Bodiam teve sua construção iniciada em 1385 quando o rei Ricardo III autorizou sir Edward Dalyngrigge, nobre de grande prestígio junto à coroa, a providenciar uma fortificação com a finalidade de proteger a região próxima à costa de ataques dos franceses, àquela época em constante guerra com os ingleses.

O castelo também serviu como residência para seu proprietário e mais 150 pessoas, entre criados, cavaleiros, serventes, cozinheiros, e outros, por isso não foi apenas uma fortaleza, mas também uma confortável residência. Entre os diversos aposentos do castelo destacavam-se, o Great Hall, salão onde o nobre recebia e entretinha sua corte e convidados, a capela, e os apartamentos pessoais de sir Edward.

Ao contrário de seu exterior, que manteve-se relativamente bem conservado, os únicos aposentos internos que ainda permanecem de pé são aqueles construídos sob as torres e muralhas, os quais não tem maior expressão. A parte central do castelo infelizmente está em ruínas, e no gramado que agora ocupa aquele espaço, só podemos ver a base das construções que dividiam seu interior, e imaginar os banquetes, intrigas, disputas, ou romances que teriam acontecido entre aquelas grossas paredes. Para quem tiver disposição, no entanto, ainda é possível subir nas torres, e caminhar um pouco ao longo de suas imponentes muralhas, procurando no horizonte algum tardio invasor francês.
O castelo de Bodiam também está situado em direção sudeste, a meio caminho entre Londres e o canal da Mancha. Seguindo pela movimentada auto-estrada M20, que leva ao litoral, pegue sua saída número 6, e siga rumo sul pela A229, cerca de 25 km. Logo depois de passar pelo vilarejo de Cranbrook surgem placas indicando o acesso ao castelo, pela estrada B2244. Bodiam está situado em Kent, uma das regiões mais belas da Inglaterra, onde tudo em volta parece ser coberto por um gramado verde a perder de vista.
Fonte:www.viagensimagens.com

3 comentários:

  1. gotei de sua historia muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um trabalho de história sobre castelos medievais- e eu vou fazer sobre este, porque além ser uma história importante achei tudo que minha professora pediu neste site!!!
    obrigada!!!
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou muito com o trabalho da escola

    ResponderExcluir