sábado, 23 de maio de 2009

Bamburgh Castle - Inglaterra


O castelo de Bamburgh está situado no litoral da Northumbria, região ao norte da Inglaterra, construído sobre uma rocha frente ao Mar do Norte. O local sempre foi considerado estratégico, e era habitado inicialmente pelos Celtas, ainda no período anterior a Cristo.

Os romanos também andaram por aqui, e depois que seu império ruiu, os anglo-saxões foram aos poucos se estabelecendo e dominando a área, sendo que já no ano de 547 Bamburgh já tinha se tornado tão importante que havia adquirido status de capital, dentre os primeiros reinos a surgirem na região das ilhas britânicas.

Contam até mesmo algumas lendas que foi em Bamburgh que viveu Sir Galahad, mais famoso cavaleiro do Rei Arthur. Verdade ou lenda, o certo é que o castelo de Bamburgh teve um papel fundamental no período em que foram moldadas as fronteiras e as diferenças entre Inglaterra, Escócia e País de Gales.

A história do castelo começou ainda no século VII, graças ao Rei Edwin da Northumbria, que em 627 levou para lá um missionário romano, para propagar a cultura e pregar o Cristianismo. Os pagãos de Northumbria, no entanto, não se mostraram muito receptivos às idéias religiosas do rei, ficaram enfurecidos, e decidiram depor o monarca. Na verdade eles fizeram até mais, e acabaram matando o rei.

Seu filho Oswald, no entanto, que também estava convertido ao cristianismo, decidiu dar continuidade às idéias do pai. Voltou do exílio, enfrentou os revoltosos e teve mais sucesso. Conseguiu que Bamburgh se convertesse e ainda que ao longo das décadas seguintes, se transformasse num pólo de ciências e artes que teria influência até mesmo em outras cidades européias.
O castelo de Bamburgh , tal como aparece nas fotos atuais, teve sua construção iniciada há 900 anos, e se você estiver no norte da Inglaterra, perto da cidade de Newcastle-upon-Tyne, ou a caminho de Edinburgh, não deixe de passar por ele. O cenário é magnífico, pois não são muitos os castelos construídos sobre um rochedo à beira mar, com direito a verdes campos de um lado, e uma praia de areia branca do outro.

O passeio pelo interior do castelo é feito por conta própria, e entre os diversos ambientes, todos em perfeito estado, estão a sala das armas, museu, masmorra, o King´s Hall, e a Cross Hall. Quando passamos por lá fazia frio e ventava incrivelmente, e segundo nos disseram, isto não é incomum naquela região, por isso, o pequeno restaurante do castelo, servindo bebidas quentes, bolinhos típicos e doces é uma boa sugestão.

Bamburgh fica a 80 km ao norte da cidade de Newcastle-upon-Tyne. Indo pela estrada A1, preste atenção quando passar pela cidadezinha de Adderstone. Pegue então a estrada B1341 e siga 8 km até chegar ao litoral. Em relação à Edinburgh, Escócia, o castelo fica 110 km ao sul.
Fonte:www.viagensimagens.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário