sexta-feira, 22 de maio de 2009

Beaumaris Castle - País de Gales



O castelo Beaumaris está situado numa das regiões mais belas do País de Gales. Beaumaris fica próximo à cidade de Bangor, nordeste do País de Gales. Saindo de lá, siga pela estrada A545, e em cerca de 15 km você chegará no castelo.
Em março de 1284, com a morte do rei Llywellyn, na cidade de Builth, e com a execução de Dafydd, em Shrewsbury, a época dos reis e da autonomia de Gales estava chegava ao fim. Aproveitando disto, o rei Inglês Edward VIII decidiu dominar e administrar a região norte do País de Gales segundo o estilo de Counties e Shires adotado na Inglaterra, que correspondiam mais ou menos à regiões administrativas.
Este era um estilo em que cada região tinha um administrador indicado pelo rei, e ficava responsável pelo poder e controle da região. O centro desse poder era sempre um castelo.As regiões de Caernarfon e Merioneth já tinham seus centros administrativos nos castelos de Caernarfon e Harlech, ambos, assim como Conwy, com construção iniciada em 1283.
A decisão de construir o castelo de Beaumaris, e o local escolhido devem ter sido tomadas na semana que o rei passou na região de Llanfaes, em agosto de 1283. A construção, no entanto, não foi iniciada imediatamente, pois mesmo para um soberano na idade média, não era fácil conseguir recursos e profissionais qualificados para construir três imensos castelos ao mesmo tempo.
O início da construção do castelo de Beaumaris ocorreu apenas em 1295. Este foi o último dos grandes castelos construídos por Edward VIII na região norte do País de Gales. O arquiteto encarregado da obra, James of St. George conseguiu no projeto deste castelo atingir um grau de simetria quase matemática, como nunca tinha sido visto em nenhum dos projetos anteriores.
Se fosse traçada uma linha no chão, dividindo o castelo em duas metades, veríamos que um dos lados do castelo é praticamente o reflexo da outra metade, o que nos dá idéia do requinte arquitetônico de seu projeto. Para a construção de Beaumnaris, os registros indicam que na fase inicial foram necessários 200 pedreiros, 400 cortadores de pedras e 2000 ajudantes. O custo estimado na época de sua construção foi de £31.000, o que transformado em valores atuais corresponde a aproximadamente US$15 milhões.
A história deste castelo foi relativamente calma, sem grandes eventos históricos ou turbulências. Por exemplo, ele nunca chegou a ser atacado ou sitiado, como aconteceu com castelos vizinhos, como Harlech. Um dos poucos registros de atividades militares foi na ocasião da guerra civil ocorrida no Reino Unido. Consta que Beaumaris foi tomado por uma guarnição fiel ao rei, e apenas em 1646 rendeu-se às tropas parlamentaristas.
A partir daí chegou a ocorrer alguma destruição parcial do castelo, mas a maior parte de sua estrutura permanece tal e qual foi originalmente construída, no ano 1300. Após a guerra civil, sem maiores utilizações, o castelo foi sendo gradualmente abandonado, até se transformar numa estrutura quase em ruínas. Em 1807 as ruínas do castelo foram compradas da coroa Britânica por Lord Bulkeley, por £735. Em 1925 a administração do castelo foi transferida para uma comissão do governo responsável pela preservação de monumentos históricos, quando finalmente foi iniciado um programa de recuperação de Beaumaris.
Fonte:www.viagensimagens.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário