sábado, 23 de maio de 2009

Harlech Castle - País de Gales


Harlech é uma presença constante em fotografias e folhetos turísticos quando o assunto é Castelos do Reino Unido. Sua situação privilegiada, entre o mar e as montanhas da Snowdonia, lhe transformou num dos mais populares do País de Gales.

Se considerarmos a técnica utilizada, Harlech é uma autêntica obra prima da arte de construir castelos. Sua construção levou apenas sete anos. Ela foi parte de um grupo de castelos construídos no norte de Gales durante o final do século 13, a mando de Edward I da Inglaterra.

O rei determinou a construção de vários castelos. Flint, Rhuddlan, Hope, Builth e Aberystwyth tiveram suas obras iniciadas em 1277. Conwy, Harlech e Caernarfon em 1283. Denbigh, Hawarden, Holt e Chirk em 1284. E Beaumaris, o último dentre todos, em 1295. Se for considerada também a lista de castelos restaurados por Edward I, temos que incluir ainda Dolwyddelan, Criccieth e Castell y Bere, que haviam pertencido aos reis Galeses, e tinham ficado muito danificados durante as guerras contra a Inglaterra.

Os primeiros registros históricos de Harlech datam de 1282. Ao que consta, neste ano, após a derrota e morte do rei Galês Llywelyn ap Gruffudd, as tropas inglesas tiveram o caminho livre para avançar e tentar controlar toda a região norte de Gales. A construção de Harlech foi parte de sua estratégia para estabelecer pontos seguros na região.

No ano de 1296 o número de trabalhadores contratados para construir o castelo já chegava a 950, sendo 229 pedreiros, 115 cortadores de pedras, 30 forjadores e ferreiros e 22 carpinteiros, sendo o resto composto por ajudantes e carregadores sem função especializada.

Harlech teve um papel fundamental na rebelião Galesa contra os invasores Ingleses, ocorrida entre 1400 e 1414. Liderada por Owain Glyn Dwr, esta foi a última das tentativas dos Galeses em conseguir sua independência. Eles chegaram a controlar todo o país, e só não conseguiram derrotar de imediato as tropas inglesas porque estas se abrigaram por trás das muralhas de seus castelos. Depois de um longo sítio, Harlech foi finalmente invadido e dominado pelos Galeses, no final de 1404. Transformou-se então na residência oficial dos reis de Gales. Aqui eram realizadas as cerimônias oficiais de coroação, e em demonstração de reconhecimento à nação Galesa, estas festividades contavam com a presença de enviados das famílias reais da Escócia, França e Espanha.

Mas os Ingleses não desistiram, e a partir de 1408 voltaram a atacar a região. Harlech foi mais uma vez sitiado, voltou a assistir batalhas sangrentas frente às suas muralhas, e foi tomado de volta pelos Ingleses, com quem permaneceu em definitivo. Harlech teria ainda importantes participações durante o século 16, na chamada Guerra dos Roses, assim como no reinado da rainha Elizabeth I da Inglaterra, e na guerra civil, entre 1642 e 1648.

Harlech fica junto à baía de Tremadog. Saindo da cidade de Porthmadog, onde fica Criccieth, siga para o sul pela estrada A496 por cerca de meia hora e não há como errar. Este é um dos castelos que mais nos impressionou, por sua imponência, localização e dimensões.

Fonte:www.viagensimagens.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário